custos e processos
Sumário
katia maria da silva RA 770753631
Introdução
A contabilidade é um instrumento de gestão porque ela fornece informações para tomada de decisões. Funciona como uma bússola para orientar a empresa sobre alguma transação financeira, lucro, etc. A contabilidade já não é entendida apenas como um elemento de simples interpretação de dados, mas também uma técnica eficiente de gestão. A gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos fatores, entre os quais a concorrência torna-se necessário, cada vez mais, conhecer e prever o futuro a fim de estabelecer objetivos, e planejar a atividade mediante uma seleção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos de diversos tipos que fundamentem essas escolhas.
Os dados fornecidos constituem um importante auxiliar sendo que depois de estabelecidos os objetivos e definido o planejamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controle de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controle.
Devido à vastidão de problemas, devemos entender o sistema de acumulação de custos, controle de estoque, direito fiscal, direito comercial e gestão e analise da empresa.
Etapa 1
Qual o objetivo da Gestão de Custos?
O objetivo da Gestão de Custos é permitir medidas corretivas imediatas para a eliminação dos desperdícios, apontando onde é necessário realizar melhoria do processo e redução de custos.
Os objetivos principais da gestão de custos são:
• Avaliação dos Estoques: através dos custos dos produtos obtidos, a contabilidade de custos avalia os estoques da empresa permitindo a determinação dos seus resultados;
• Apoio ao Controle: tem como objetivo explicitar a realidade operacional, controlar custo, qualidade e performance necessários à comparação do padrão estabelecido com o real ocorrido,