Custos por processo
De
Custo
Custo por processo
Custo por processo é o sistema em que os custos são acumulados por processo, isto é, de acordo com cada etapa de fabricação (cada departamento, cada centro de custos e/ou cada processo).
Ele é mais utilizado em empresas que se utilizam da produção em massa ou produção contínua. As indústrias que mais se adequam e usam o sistema são indústrias têxteis, de aço, produtos químicos, montadoras de automóveis, eletrodomésticos, etc.
Por se tratar de uma produção contínua ou em massa, seus custos devem ser acumulados em cada departamento e será ele quem determinará o custo unitário do produto e seu estágio de fabricação. Ao se transferir um produto para o departamento seguinte, seu custo também será transferido, mostrando no fim o custo unitário total.
Para que se possa utilizar esse sistema é preciso que a indústria seja dividida em centros de produção ou serviço
As características do custo por processo são:
- Determinar o estágio de fabricação em seu centro;
- Por possuir um padrão, fica mais fácil saber seus custos;
- O CIF tem uma distribuição melhor pois é feito em cada processo ou departamento;
- Diminui o processo burocrático em relação ao sistema de custo por encomenda. Orçamento Flexível | | É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.
Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. Para que os administradores possam ter uma base melhor de análise, é utilizado um Orçamento Flexível. Também chamado de orçamento variável baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas.
A administração recebe a melhor ajuda possível com padrões e