Custos logíticos
Os custos Logísticos são decorrência das operações logísticas da empresa: suprimentos, conversão física e distribuição.Essas operações, consideradas de serviço, são de grande importância para as empresas, pois agregam valor ao cliente. As atividades logísticas têm duplo papel: fonte de redução de custos e ou diferenciação para obter vantagem competitiva.
Custos de Transporte
Os custos de transporte são todas as despesas realizadas na movimentação de um determinado produto, desde a origem até seu destino final, sendo considerados uns dos maiores custos logísticos, tendo grande relevância no preço final do produto.
Os fatores que podem influenciar os custos de transporte podem ser classificados em dois grupos: fatores associados ao produto, por exemplo, a densidade do produto e a facilidade do seu manuseamento e fatores associados a determinadas características do mercado como, por exemplo, a localização do mercado de destino do produto.
Existem várias formas para reduzir os custos de transporte, como a utilização dos combustíveis renováveis, a reabilitação das vias rodoviárias, a boa localização dos aeroportos e o aumento na quantidade de produtos a ser transportados, mas a determinação do tipo de modal é um fator de grande relevância podendo assegurar para a empresa economias significativas.
O transporte nacional ou internacional pode ser feito pelos seguintes modais:
Rodoviário: é o tipo de modal mais utilizado no país, é recomendado para o transporte de mercadorias de alto valor agregado ou perecível e nos deslocamentos de curtas e médias distâncias, apresenta custos fixos baixos (rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos), porém seu custo variável (combustível, manutenção,etc.) é médio.
Ferroviário: Vem ganhando força e a principal vantagem é a possibilidade de se transportar grandes quantidades de volumes por longas distâncias. Apresenta altos custos fixos em equipamentos, terminais e vias férreas entre outros. Porém, seu