Custos logísticos
Palavra LOGISTICA: Grego: logistikos // latim: logisticus = raciocínio e cálculo. Origem Logística – organizações militares – “arte de movimentar exércitos”. Táticas militares x estratégias logísticas.
Quando pensamos em Logística, há o hábito de pensar apenas em transporte. Só que Logística envolve todo o suporte administrativo no reconhecimento, inteligência e planejamento estratégico envolvidos na movimentação do produto dentro do sistema da empresa até o consumidor final.
A partir do século XX, as empresas começaram a ver que o sistema logístico poderia ser um fator forte para a redução do valor da mercadoria pois, quanto menor os custos nas operações do início da fabricação da mercadoria, até a chegada da mesma ao consumidor, o valor final seria mais vantajoso que o do concorrente, por exemplo. Daí a importância da análise os custos no processo produtivo.
1. Custos Logísticos - geral
Diante de um contexto de intensa competição, na maioria dos segmentos da economia, a gestão dos Custos Logísticos tem como objetivo principal estabelecer políticas que possibilitem às empresas, simultaneamente, uma redução nos custos e a melhoria do nível de serviço oferecido ao cliente.
Os custos são elementos essenciais, considerados nas estratégias competitivas de uma empresa. Segundo o IMA (Instituto de Contadores Gerenciais), “custos logísticos são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo de saída (outbound), desde o ponto de origme até o ponto de consumo.”
1. CLASSIFICAÇÃO CUSTOS APLICÁVEIS À LOGÍSTICA
Principais autores do tema sugerem que os custos sejam segregados quanto à finalidade da informação:
|Finalidade da Informação |Classificação Custos Logísticos |
|Relacionamento com o objeto |Diretos ou