Administração
01. – Ser ágil e de bom senso, ter espírito empreendedor permitindo a tomada de decisões e de iniciativas, com ação gerencial de projeto e implantação de canteiro de obras; planejamento, programação e controle de obra; suprimento de materiais e equipamentos; contratação de mão de obra; gestão de empreiteiros; segurança do trabalho; controle ambiental de acordo com o “Plano de Gestão Ambiental; controle de qualidades de materiais e processos; execução da obra e entrega da obra.
02. – Ver a obra como uma unidade de negócios, como uma filial da empresa que deve gerar resultados, com a visão global relativo à qualidade, à produção, às condições contratuais, aos custos, aos prazos previstos, e às exigências do cliente.
03. - Ter familiaridade com os processos construtivos racionalizados e as inovações tecnológicas, cujo domínio é o fator de diferencial competitivo das empresas, permitindo a melhoria dos processos construtivos e promovendo ganhos de produtividade e redução dos custos.
04. - Ter habilidade na gestão de pessoas, desenvolvendo competência para exercício da liderança, comunicação, negociação, trabalho em equipe, treinamento e motivação, de forma a gerenciar o pessoal próprio e empreiteiros, obtendo comprometimento, melhor desempenho e maior produtividade.
02.00 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS
02.01 – É de vital importância que o ENGENHEIRO DE OBRAS tenha o domínio de Planejamento e Controle de Obras.
02.02 – Planejar, programar e controlar os serviços de execução de obras de forma integrada com os processos de planejamento e custos. Processo esse extremamente necessário para o bom andamento de obra, suprimento de materiais e equipamentos, controle gerencial de produtividade e desempenho real.
03.00 – SONDAGEM
03.01 – Determinação dos tipos de solo que ocorrem no subsolo até a profundidade de interesse do projeto.
3.02 – Determinação das condições de compacidade (no caso de areias) ou