Custos Logisticos
Os Custos Logísticos no Brasil representam 12,1% do PIB (COPPEAD/UFRJ), enquanto nos EUA esse mesmo custo é de 8,19%, quando se analisa o PIB brasileiro percebe-se que os gastos com logística no Brasil são muito grandes, se comparados ao tamanho da economia. A logística no Brasil é excessivamente cara, principalmente pela falta de investimento na infraestrutura e no transporte. Estudos mostram que no Brasil o preço de frete é muito baixo comparado com outros países. Entretanto, muitas vezes o transportador paga muito por estar usando o modal de transporte que não é adequado para aquele produto.
Custo de armazenagens são os custos relativos a; aluguel do armazém, movimentação do produto, mão de obra, ou seja, custos relativos ao acondicionamento do produto. o custo de estoque refere-se ao custo do produto produzido ou comercializado com todos suas implicações de custos financeiros. Estoque se define como reserva de produtos ou materiais para venda ou uso futuro nas organizações.
CUSTOS DE ESTOQUES Custos de Capital (custos de oportunidade); Investimento em estoque. Custos de Armazenagem (holding costs); Infra-estrutura e administração. Custos de perda (obsolescência, extravio, etc).
CUSTOS COM TRANSPORTES
Freqüentemente calculado, este custo geralmente dá origem às despesas com fretes que a empresa vê na nota fiscal ou que já está incluído no preço. Todas as despesas relacionadas à movimentação de materiais fora da empresa podem ser consideradas Custos com Transportes. Enquadram-se aqui os custos com a depreciação dos