Custos logisticos
Uma das principais funções da Logística consiste no controle e administração dos seus Custos. Na verdade o desafio principal consiste em administra - los em relação ao Nível de Serviço desejado pelos Clientes.
Proporcionar um maior Nível de Serviço sem que isso acarrete um acréscimo substancial dos Custos consiste num dos principais trade – offs da Logística.
O grande problema é que cada vez mais os Clientes demandam um maior serviço, ao passo que não estão dispostos a pagar a mais por isso. Uma vez que o preço é um qualificador, o Nível de Serviço consiste no diferenciador perante o mercado.
Sendo assim, a Logística ganha uma função importante na busca da empresa pelo ganho de mercado. Agregando valor aos produtos através do Serviço, a Logística pode contribuir de várias formas, dentre as quais destacamos:
A maior redução no prazo de entrega;
A maior disponibilidade de produtos;
A entrega com hora determinada;
O maior cumprimento do prazo de entrega;
Maior facilidade de colocação de pedidos.
CUSTOS COM ARMAZENAGEM
O primeiro Custo Logístico objeto do nosso estudo será o Custo com Armazenagem. Este tipo de Custo vem crescendo em termo de importância face as crescentes exigências por serviço dos Clientes. No momento em que o mercado exige variabilidade, disponibilidade, rapidez na entrega, menor tolerância de erros na entrega, faz – se necessário o gerenciamento eficiente das atividades de armazenamento.
Armazenar significa disponibilizar espaço físico, recursos e procedimentos necessários para que os materiais sejam acondicionados corretamente, evitando perdas e demora no fluxo logístico.
Os Custos com Armazenagem em si aumentaram de importância em função desta crescente exigência do mercado por serviços melhores. Esta busca levou os Administradores a repensarem como estariam seus Custos com Armazenagem, principalmente no que diz respeito à manutenção de armazéns propriamente dito.
ARMAZENAGEM
Definição: