CUSTOS II
Os métodos de custeio são as maneiras possíveis para que se realize o processamento de dados e obtenção das informações de custos da empresa, e estes métodos estão relacionados de acordo com a variabilidade dos gastos existentes e a forma de apropriação aos produtos ou serviços fornecidos. Assim, para a obtenção das informações desejadas sobre os custos da empresa, torna-se necessário fazer a divisão dos custos associados a cada produto, e a partir disto, encontrar o método de custeio ideal para a empresa de acordo com os objetivos da mesma. Como função da gestão de custos da empresa, a definição e aplicação dos sistemas de custeio devem ser realizadas de acordo com a estratégia da empresa, e sempre visando desenvolver e aprimorar a competitividade da organização.
1 TIPOS DE MÉTODOS DE CUSTO
1.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO
O custeio por absorção é o mais conhecido e mais utilizado no Brasil, pois além de ser derivado dos princípios de contabilidade é obrigatório, de acordo com a Lei 6.404/76, referente à legislação tributária. Segundo Crepaldi (2002), nesse método de custeio, todos os custos de produção são apropriados aos produtos do período. Os custos de produção podem ser apropriados diretamente, como é o caso de material direto e mão-de-oba direta, ou indiretamente, como é o caso dos custos indiretos de fabricação. Os gastos que não pertencem aos processos produtivos, como as despesas, são excluídos. Nesse método, o custeio integral (ou total) são todos os custos diretos distribuídos diretamente ao produto. Já os custos indiretos são alocados aos produtos através de uma base de rateio. E essa base de rateio contém um certo grau de arbitrariedade, uma vez que, produzindo ou não, esses custos existirão.
Segundo Atkinson, o custeio por absorção é um dos sistemas convencionais que atribuem os custos indiretos aos produtos em duas etapas. Na primeira etapa, o