CUSTOS DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL
Resumo:
O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante competitivo, além disso, estes serviços sofrem mudanças constantemente, exigindo uma atualização contínua. De fato, o valor atribuído ao produto e serviço deve ser coerente, rentável e justo, a fins de se manter no mercado, partindo do pressuposto em oferecer aos clientes aumento da qualidade de seus serviços prestados. Assim, abordaremos a seguir os processos contidos quando da precificação dos honorários contábeis, através do sistema contábil de Custos, apoiado em bibliografia especifíca, onde passaremos a entender mais claramente esses processos.
Palavras chave: Preços; Honorários Contábeis; Análise de Custos.
1 Introdução
Este artigo tem como objetivo propor através de pesquisa científica, mecanismos que auxilie os profissionais contábeis quando da precificação de seus honorários junto a seus clientes, quesito de extrema importância para o sucesso das prestadoras de serviços nesta área.
Dada esta importância, hipoteticamente se a precificação destes honorários é quantificada de forma errônea, consequentemente a empresa pode prejudicar-se em suas finanças, chegando até mesmo caracterizar sua falência.
Nesse contexto, pode-se considerar que em um escritório de contabilidade o profissional contábil não pode focar-se apenas dos serviços voltados à Contabilidade, pois a gestão de custos está diretamente ligada à tomada de decisões, sendo esta imprescindível para o seu autogerenciamento.
No Paraná, de acordo com os dados divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade (2013) as empresas contábeis e os escritórios individuais de contabilidade somam 7.484 organizações, sendo totalizado um saldo geral de 31.359 profissionais no referido estado, dos quais participam do crescimento do mercado de trabalho brasileiro e ainda possuem uma perspectiva crescente. Desta forma, nota-se que esse setor é de larga escala e de um relevante potencial, tanto para