Aprendizagem social
Qual é a nossa postura diante do próximo?
O filme retrata a princípio uma das bases da Gestalt Terapia, pois devemos indagar como? Este proceder se formou em nós e não por quê? Agimos desta forma.
Um professor de Estudos Sociais através de um desafio a sua turma, acredita que pessoas podem evoluir rumo a saúde psicológica se autorrealizando e isto é manifestação da Teoria Holística Dinâmica de Maslow. Repassa também a visão deste autor sobre motivação onde pessoas são motivadas continuamente por uma necessidade ou por outra. A necessidade, neste caso, seria viver num mundo melhor com pessoas menos egoístas e menos violentas.
Trevor é um garoto que vivia uma situação familiar limítrofe com pais alcoólatras e uma avó, que pelo mesmo motivo, morava na rua. Rogers cita condições de valor que personalizava Trevor , pois ele não recebia consideração positiva incondicional, percebia que só era amado e aceito quando satisfizesse expectativas da mãe, principalmente, assim teria o comportamento aprovado. Ele recebia amor e pertencimento em doses pequenas e tinha uma necessidade maior de afeto e atenção de acordo com a Teoria das necessidades de Maslow.
Os pais alcoólatras, a avó e mesmo o mendigo que ele levou para casa para alimentá-lo são desafios a sanidade de qualquer pessoa. Eles representam suas defesas que são proteções contra ansiedade, muitas vezes, distorcendo experiências incongruentes em relação a eles, apresentando negação quando se recusam a perceber as experiências na consciência, como afirma Rogers em seu projeto de terapia.
A proposta de Trevor era, de acordo com Rogers, uma Tendência Formativa pois evoluímos das formas mais simples para as mais complexas. O menino colocando seu projeto em prática, transversalmente vai do inconsciente primitivo até o desenvolvimento de uma consciência altamente organizada. Quando o projeto funciona e as boas ações se multiplicam assistimos a concretização da Teoria da Mudança Terapêutica , pois