Trabalho Analise Gerencial
GOIÂNIA
Maio – 2014
1. INTRODUÇÃO
Ao fazer uma leitura do livreto Princípios Básicos Para a Comercialização de Produtos e Serviços de Cooperativas e Associações1, percebemos que a colocação de um produto2 no mercado é uma tarefa um tanto quanto complexa, principalmente no que se refere à precificação. Para tanto, alguns fatores devem ser observados: se haverá demanda, analisar o mercado fornecedor, o mercado concorrente, precificação, entre outros.
O objetivo desse estudo é trazer os conceitos da obra citada para o campo do empreendedorismo contábil respondendo as questões propostas, ou seja, aplicar os princípios básicos para a comercialização de produtos e serviços em um escritório contábil.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Métodos para a definição de preços
O texto mostra três métodos para se chegar ao preço de venda de um produto:
Preço baseado em custo;
Preço baseado no método comparativo; e
Preço baseado no método “O que o mercado suportará?”
Preço baseado em custo
O preço baseado em custo é o método, como o próprio nome mostrar, que leva em consideração os custos dispendidos no processo de fabricação de um produto. Ou seja, calculam-se os custos (fixos e variáveis), divide esse montante pelo número de unidades produzidas e encontra o custo final unitário do produto. A partir daí adiciona a margem de contribuição3 e dessa forma o preço é formado. Entretanto, o preço praticado no mercado deve ser observado.
Segundo o texto, “o preço de venda é definido pelo mercado, isto é, o preço cobrado pelos produtos semelhantes no mercado local. Quando o produto for muito original e não houver outro semelhante, deve-se testar o mercado, ou seja, pôr um preço e sentir a reação das pessoas diante dele.” (FRARE et al; 2001; p.38)
No caso de um empreendedor contábil, é mais difícil mensurar os custos, pois, trata-se da venda de serviços, algo intangível e, portanto, de difícil mensuração. Porém, pode-se chegar a