Custos de manutenção
Primeiro passo: A importância do operador na manutenção
Em outras épocas o operador de empilhadeiras era visto como alguém centrado somente em produtividade e agilidade, que consumia a empilhadeira em seus trabalhos diários e a manutenção vinha em socorro da máquina. Em nossos dias o cenário mudou e o operador vem desempenhando um papel cada vez mais importante na manutenção preventiva, proporcionando redução de custos e aumento na disponibilidade e segurança das empilhadeiras. Podemos imaginar uma corretiva (quebra-concerta) como um enorme iceberg, a falha ou o problema que fez a máquina parar está bem visível a todos, no entanto o que muitas vezes desapercebemos é que a falha visível foi causada uma coleção de falhas invisíveis - como num iceberg.
Falha visível
(Corretiva)
Falhas invisíveis
Abaixo você observará três maneiras importantes em que os seus operadores de empilhadeiras poderão contribuir para detectar as Falhas Invisíveis, evitando a corretiva, reduzindo os custos de manutenção, evitando paradas inesperadas e aumentando a segurança da operação.
1) Realizar o Check List diariamente
Através de uma inspeção na empilhadeira, seguindo os itens alistados no check list é possível prevenir alguns itens de segurança e até mesmo o desgaste prematuro de outros componentes.
Segue alguns exemplos de casos onde os operadores não faziam o check list diariamente.
Não verificou o nível de água ou o nível de óleo do motor!!!
O resultado em alguns casos foi a perda do motor a um custo de 3 a 9 mil reais.
Não verificou o nível de óleo da transmissão!!!
O resultado em alguns casos foi necessária a reforma da transmissão a um custo de 2 a 12 mil reais.
Como e o que inspecionar na empilhadeira?
2) Estar atento aos sinais e passar a informação O operador de empilhadeira passa mais tempo com a empilhadeira do que qualquer