custos da manutenção
Em função dessa nova visão, o conceito de manutenção também têm se aperfeiçoado. No passado era definida como o reestabelecimento das condições originais dos equipamentos/sistemas, hoje se define como a garantia da disponibilidade da função dos equipamentos/sistemas com disponibilidade e confiabilidade, segurança e preservação do meio ambiente, sempre ao menor custo possível; ou ainda conforme Seixas (2012) a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou restabelecer um item para um estado no qual possa desempenhar sua função requerida.
Encontra-se em nossa literatura uma ampla abordagem do tema, suas melhores práticas, bem como a seleção de indicadores que permitem tratar a função de forma mais estratégica, porém a abordagem estatística e a consequente análise de tendências é pouco explorada; o que torna relevante o objeto deste artigo, sendo fundamental para a completa compreensão do cenário atual e futuro desta função.
Através de pesquisa aplicada e explicativa com abordagem quantitativa o presente artigo apresenta algumas das variáveis de qualidade e produtividade que caracterizam a função manutenção nas indústrias brasileiras. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica.
Espera-se a compreensão de como essas variáveis se comportam na função, bem como a projeção de tendência para um próximo período de análise e medição.
2.2. Documento Nacional da Manutenção
O Documento