CUSTOS DE ARMAZENAGEM
Armazenagem
Pode ser definida como:
Conjunto de atividades para manter fisicamente estoques de forma adequada. Requer que sejam solucionadas questões referentes à localização, dimensionamento da área, arranjo físico, alocação dos estoques, projeto de docas e configuração dos armazéns, tecnologia de movimentação interna, estocagem e sistemas. (Faria,2003)
Os custos de armazenagem são os aplicados nas estruturas e condições necessárias para a empresa armazenar seus produtos adequadamente.
Armazenagem
Por
que armazenar???
Razões para Armazenagem
Econômicas:
Economias de transporte;
Economias de produção (lotes econômicos);
Desconto nas quantidades adquiridas e nas taxas de transporte;
Postponement
( adiamento das operações de finalização do
produto).
Coordenar oferta e demanda
Vantagens Econômicas
Consolidação de cargas:
O armazém pode receber e consolidar produtos de várias fábricas, para envio a um cliente específico, numa só entrega.
A vantagem esta refletida em fretes menores e na eliminação de congestionamento em áreas de recebimento de mercadorias em instalações de clientes. Pode ser usada por uma única empresa ou por um grupo de empresas que contratam o serviço de consolidação de terceiros.
Com esse tipo de arranjo cada fabricante ou embarcador pode obter custos totais de distribuição menores do que aqueles incorridos em entregas individuais diretas. Vantagens Econômicas
Consolidação de cargas:
Vantagens Econômicas
Break Bullk ( Desmembramento)
É similar ás operações de consolidação, exceto pelo fato de não se ter estoque de produto;
São
recebidas do fabricante quantidades para atender diversos clientes, e essas quantidades são separadas e enviadas para clientes individuais.
Separa pedidos individuais e faz entregas locais.
Viagens de longa distância da fábrica para o armazém são sempre feitas com grandes cargas, permitindo menores custos de transporte e melhor