custo de armazenagem
Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planeamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planeamento estratégico.
Assim, é de suma importância para a empresa saber identificar e mensurar esse tipo de custo que pode significar muitas vezes a própria existência da empresa.
Uma das atitudes mais importantes de um administrador logístico é saber equilibrar os custos com os benefícios que ira proporcionar a respeito da sua eficiência operacional, sistemas de manuseio, metodologia de aquisição, padrões de suprimentos, e principalmente o atendimento ao cliente.
Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de actividades logísticas, portanto, os custos dessas actividades estão intimamente associados à selecção do locais de espaço físico de estocagem e de depósitos.
2. Custos de armazenagem
São aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente, como exemplo aluguel de armazenagem, aquisições de paletes, custo com pessoal de armazenagem, etc. Esses custos são geradas pela produção que não e vendida, assim irá influenciar negativamente os resultados pretendidos pela empresa.
Segundo DIAS, 2005, na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indirectos, a alta parcela dos custos fixos na armazenagem potencia a que os custos sejam proporcionais à capacidade existente no armazém, isto é, independentemente deste estar vazio ou cheio, os custos continuarão os mesmos uma vez que o espaço, os trabalhadores, os equipamentos e outros investimentos continuam a existir.
A definição dos níveis de stock é considerada uma das tarefas mais importantes dentro da gestão de stocks, pois podem ser economicamente mantidos e a decisão sobre