Custos da produção
Custo de produção
Em um regime de mercado, o que irá determinar a decisão da empresa por uma ou outra maneira de produzir são os preços dos fatores de produção que no fundo representam seus custos. Cabe acrescentar que a empresa busca a maximização da diferença residual entre os preços cobrados pelos serviços prestados e os dos insumos utilizados na produção, que é o lucro.
Custo de produção refere-se ao valor de bens e serviços consumidos na produção de outros bens ou serviços (MATTOS, 1998).
Algumas classificações possíveis para os custos de produção são os custos implícitos, econômico, explícito, contábil, de longo prazo, curto prazo, os custos fixos, variáveis, médio, total, marginal e custos irreversíveis.
Custos explícitos e implícitos
Os custos explícitos são pagamentos efetivos, que incluem, portanto, todos os custos que envolvam uma transação monetária.
Um custo implícito é um custo econômico que não envolve necessariamente uma transação monetária, apesar de estar associado ao uso de recursos pela empresa.
Admita que comprou uma fábrica e investiu das suas poupanças para a aquisição 100.000 reais, e estes 100.000 reais, rendiam-lhe de capital 15% ano, assim com o investimento que adquiriu perdeu 15.000 reais, isto é o custo de oportunidade implícito. Repare que o custo de oportunidade é sempre sobre um item que se refere ao que renunciamos para adquirir. Quando se fala nos custos de oportunidades de uma empresa normalmente são óbvios, mas nem sempre são tão óbvios assim