Custos aplicados - operações com mercadorias
Mercadoria representa o objeto comercializado pelas empresas. A natureza comercial de cada empresa deve estar relacionada no estatuto social, respeitando a sua atividade fim. Normalmente estas mercadorias representam o estoque para a revenda e são denominadas de “bens de venda”.
A lei 6.404/76 estabelece que o estoque de mercadoria deva ser avaliado pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, dos dois o menor valor. Quando o valor de mercado é menor que o custo de aquisição, a empresa, prudentemente, deverá registrar uma provisão para ajuste do estoque ao valor de mercado; esta conta é redutora do ativo circulante estoque.
Segundo as normas contábeis existem dois métodos que podem ser adotados pelas empresas para o registro das operações envolvendo mercadorias. São os seguintes:
❖ Conta Mista: consiste na adoção de uma só conta, que exerce a função de uma conta patrimonial, por que a conta registra o valor do estoque inicial e estoque final, figurando no balanço patrimonial como as demais contas do ativo. Cria-se a conta mercadorias que ao mesmo tempo exercerá a função de conta de resultado, pois nela também são registradas as compras, devolução de compras, vendas, devolução de vendas, etc. Permitindo assim apurar-se por meio dela o resultado bruto ou o resultado com mercadorias no exercício.
➢ Estoque Inicial
Representa o saldo da conta Mercadorias em estoque no encerramento do exercício anterior que é o mesmo do início do exercício atual. No início do exercício é reconhecida contabilmente a transferência do estoque inicial para a conta mercadorias:
D – Mercadorias C – Estoque Inicial
➢ Compras de Mercadorias
Representa as entradas de mercadoria no estoque, pelo seu valor líquido. Todas as compras serão lançadas a débito da conta Mercadorias, pois estão