Custo Padrao Desenvolvimento
1. O Significado de Custo e Despesa
É importante a diferenciação de custos e despesas, já que na contabilidade estes termos são tratados de formas distintas.
Seguem as definições apontadas por diversos autores e segregadas por Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Sergio de Ludicibus:
Despesas: “São os gastos necessários para vender e enviar os produtos. De modo geral, são os gastos ligados às áreas administrativas e comerciais. O custo dos produtos, quando vendidos, transforma-se em despesas.”
Custos: “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.” (MARTINS; GELBCKE; IUDÍCIBUS, 2003, p. 24-26).
Uma empresa industrial pratica diariamente uma série de operações para realizar suas atividades administrativas, de vendas e de fabricação, como a compra de matéria-prima, pagamento de impostos,pagamento de manutenção de máquinas, pagamento de folha salarial etc.
Os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação de produtos, para a produção de bens e ou serviços.
Como exemplos de custos, podemos citar:
Matéria-prima utilizada no processo produtivo;
Salário do pessoal da produção;
Aluguel e seguro de prédio da fábrica;
Depreciação das máquinas e dos equipamentos da fábrica;
Gastos com manutenção de máquinas e equipamentos de fábrica;
Energia elétrica e combustível utilizado na fábrica.
No caso das despesas correspondem aos gastos relacionados à administração geral e à geração de receita. Como exemplos de despesas, podemos citar:
Salários e encargos de vendedores;
Salários e encargos dos funcionários administrativos;