Custo Padrão
O método do custo padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos.
Segundo PADOVEZE, Clovis Luis. “O custo padrão e calculado com base em eventos futuros de custos ou eventos desejados de custos que podem ou na acontecer na realidade da empresa. Um padrão apresenta medidas físicas e monetárias relativas a elementos de receita e a custos dos eventos, transações e atividades adequadamente mensurados, que deveriam ser atingidos a partir de condições pré estabelecidas, vinculadas a decisões de elaborar uma unidade de produtos ou serviços, em um determinado tempo.”
Conceito de Custo Padrão
Segundo PADOVEZE. “Custo padrão e uma técnica para avaliar e substituir a utilização do custo real.”
Diante dos conceitos, há uma dificuldade no reconhecimento do custo padrão com uma medida de eficiência, pois quando é comparado com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação de desempenho no sentido de buscar os custos esperados, através da analise das variações identificadas.
O custo padrão possui as seguintes características:
Compõem de elementos físicos e monetários;
Utiliza-se de dados e informações que devem acontecer no futuro;
A pré-determinação deve ser feita cuidadosamente, dentro das bases unitárias;
As aplicações repetitivas são aplicadas basicamente, servindo como medida pré-determinada estável para processos e atividades organizacionais e especificas;
O custo padrão deve servir como modelo de comparação ou meta.
Finalidade do custo padrão
É uma das técnicas para avaliar e substituir a utilização do custo real, independentemente de a empresa utilizar o método do custeio direto ou do custeio por absorção, ele pode fazer o uso do conceito do custo padrão. O custo padrão não elimina o real, nem diminui a sua tarefa, pois a implantação só pode ser bem sucedida, onde já exista um bom sistema de custo real. O custo padrão se