Modelagem de negocio
Modelagem de negócio é uma abstração voltada à realidade dos programadores. Também pode ser definida como uma coleção de atividades que usam N tipos de entrada e criam uma saída que seja de valor para o cliente.
Finalidade
As finalidades da modelagem de negócios são: * Entender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema deve ser implantado (a organização-alvo).
* Entender os problemas atuais da organização-alvo e identificar as possibilidades de melhoria.
* Assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo.
* Derivar os requisitos de sistema necessários para sustentar a organização-alvo.
Para atingir essas metas, a disciplina de modelagem de negócios descreve como desenvolver uma visão da nova organização-alvo e, com base nesta visão, definir os processos, os papéis e as responsabilidades dessa organização em um modelo de casos de uso de negócios e em um modelo de objetos de negócios.
Complementando esses modelos, são desenvolvidos os seguintes artefatos: * Especificação Suplementar de Negócios
* Glossário
Relação com Outras Disciplinas
A disciplina de modelagem de negócios está relacionada a outras disciplinas, como segue: * A disciplina Requisitos utiliza modelos de negócios como um importante subsídio para entender os requisitos do sistema.
* A disciplina Análise e Design utiliza entidades de negócios como subsídio para identificar classes de entidade no modelo de design. * A disciplina Ambiente desenvolve e mantém artefatos de suporte, como o Guia de Modelagem de Negócios.
2 – METODOLOGIA
Arquitetura de Negócios
A arquitetura de negócios é um conjunto organizado de elementos com relacionamentos transparentes uns com os outros que, juntos, formam um todo definido pela correspondente funcionalidade. Os elementos representam a estrutura organizacional e comportamental de um negócio “sistema” e mostra abstrações