Custo gerencial ou de reposição
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
MÉTODOS DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Em economia sujeita a inflação, a venda a preço superior aos custos de aquisição e/ou fabricação pode determinar a ilusão monetária de lucro; na formação do preço, como se deve partir de considerações de custo, devem ser tomadas precauções especiais visando à atualização dos custos de compras e/ou produção.
São adotados pelas empresas os seguintes métodos para a formação de preços.
- Método baseado no custo da mercadoria.
- Método baseado nas decisões das empresas concorrentes.
- Método baseado nas características do mercado.
- Método misto.
MÉTODO BASEADO NO CUSTO DA MERCADORIA.
O método baseado no custo da mercadoria é o mais comum na pratica dos negócios. Se a base for o custo total, a margem adicionada deve ser suficiente para cobrir os lucros desejados pela empresa.
Se a base for os custos e despesas variáveis, a margem adicionada deve cobrir, além dos lucros, os custos fixos.
O processo de adicionar margem fixa a um custo-base é geralmente conhecido pela expressão mark-up. Esse método é muito usado no comércio atacadista e varejista. O método é simples, mas pode levar a administração a tomar decisões que muitas vezes não condizem com a realidade dos negócios. Quando o processo mark-up é adotado pela indústria, é calculado em função do custo de produção; a margem fixa serviria para cobrir os lucros e demais gastos.
MÉTODO BASEADO NAS DECISÕES DAS EMPRESAS CONCORRENTES.
Qualquer método de determinação de preços deve ser comparado com os preços das empresas concorrentes, que porventura existam no mercado. Esse método pode ser desdobrado em:
a) Método do preço corrente: São adotado para os casos de produtos vendidos a um preço por todos os concorrentes. Essa homogeneidade no preço pode decorrer de questões de costume, ou de características econômicas do ramo (oligopólio, convênio de preços etc.)
b) Método de imitação de preços: Esse método prevê que os