Custo de sodagem
A soldagem é sem duvida o meio mais barato, eficiente e versátil de união entre materiais. Sua aplicação não se restringe apenas á fabricação e serviço, mas estende-se a manutenção e reparo.
O campo de aplicação da soldagem é praticamente irrestrito, passando desde a viabilização de uma cadeira metálica até as mais sofisticadas naves espaciais. A soldagem é indispensável na industria naval (navios, submarinos etc), na industria mecânica (equipamentos, bens de capital etc), na industria automobilística (carros, caminhões, tratores), na indústria aeroespacial (satélites, aviões, naves espaciais), na construção civil (estruturas metálicas, ponte e edifícios), na indústria nuclear (reatores, sistemas de refrigeração), na indústria energética (cabos de transmissão, turbinas), em vasos de pressão, em indústrias petroquímicas, em tanques de armazenamento, em plataformas marítimas, na microeletrônica, além de outras centenas de aplicações.
A multidisciplinariedade de conhecimentos é outra característica fundamental da soldagem já que seus requisitos essenciais são a metalurgia, a mecânica, a eletrotécnica, a química, a física, os materiais, o controle de qualidade, a segurança, além de outros fatores inerentes à produção industrial.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos processos de soldagem são alcançados com a interação de três áreas: projeto de equipamentos soldados, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos equipamentos de soldagem, bem como dos materiais, visando obter boa soldabilidade. Realmente, pouco adianta desenvolver um novo material sem que ele possibilite alcançar boa soldabilidade. Por isso, os processos de soldagem estão em contínua evolução.
OBJETIVOS
O objetivo dessa monografia é mostrar como pode ser feita a avaliação da produtividade em soldagem, ressaltando alguns aspectos que caracterizarão o processo.
Na determinação do processo de soldagem que uma empresa poderá utilizar, de modo a escolher o mais produtivo, deverá levar em