custo de serviços
Todas as empresas gastam, isso é uma realidade. Se por um lado os gastos são considerados ruins, por outro lado eles são necessários; mas então como saber se um gasto é de todo ruim ou de todo necessário? Para responder a esta questão surgiu a Contabilidade de Custos.
O que é custo?
Visando atender a necessidade da gestão empresarial sobre como controlar seus gastos, a contabilidade de custos parte de um princípio básico: se um gasto é necessário para que a empresa realize sua atividade principal, seja ela do comércio, da indústria ou de serviços, então esse gasto é classificado como um custo. Ou seja, os custos são gastos sem os quais a empresa não obteria receita. Lembremos que a receita é o principal foco da empresa, pois sem receitas não haverá lucro!!! fábrica de calçados
Assim, no comércio, os custos são os gastos relativos às mercadorias que a empresa vende, todo o restante é despesa. As despesas também possuem papel importante, pois, têm como objetivo aumentar as receitas. Por exemplo, em uma loja de sapatos, a condição necessária para vender o sapato é a existência do próprio sapato, por isso ele é custo e o restante despesa. Se a loja de sapatos quer se instalar em um shopping e paga um aluguel por isso, esse aluguel visa aumentar as receitas vendendo mais… mas, de fato, para vender preciso apenas do sapato.
Na indústria o caso é mais complexo do que no comércio, pois a indústria compra mão de obra e matéria-prima para fabricar seus produtos. Dessa forma, as metodologias de custeio são aplicadas para dividir os custos relativos a produção entre dois ou mais produtos. Se a empresa tivessse apenas um produto, a soma dos seus custos dividida pela quantidade de produtos fabricada indicaria seu custo.
Como saber o custo de uma prestação de serviço?
Mas, e no caso de serviços? Normalmente a literatura de custos trata superficialmente desse assunto por ser considerado mais “simples”. Uma prestação de serviço é um processo bem mais