Custos de serviços
1. CUSTOS MONETÁRIOS: referem-se a quantidade de dinheiro que os clientes devem pagar para receber produtos e serviços. Incluem o preço do produto ou serviço, taxas de transporte e instalação, pagamentos por consertos e juros pagos por compras a crédito. Os custos monetários também incluem os riscos de perda financeira por falha ou mau desempenho do produto.
Em alguns casos, altos custos monetários, aumentam o valor dos produtos ou serviços.. Isso acontece quando o pagamento de altos preços dá ao cliente benefícios sociais e experimentais. Alguns clientes veem produtos de preços elevados como tendo qualidade superior. 2. CUSTOS TEMPORAIS: O tempo é valioso para a maioria das pessoas. A espera em uma longa fila para passar pelo caixa pode ser desagradável se os clientes estiverem famintos.
Para os compradores organizacionais, o tempo gasto avaliando produtos alternativos e a espera por sua entrega podem ser um custo significativo se ele reduzir a produtividade ou eficiência da empresa.
3. CUSTOS PSICOLÓGICOS: estes envolvem a energia mental e as tensões incorridas na realização de compras importantes e na aceitação dos riscos de que o produto e serviços podem não ter o desempenho esperado.
A espera de um ônibus ou táxi para ir fazer compras pode ser frustrante.
Para alguns clientes, esses esforços são psicologicamente desgastantes, embora, para outros, tomar decisões de compra seja empolgante.
4. CUSTOS COMPORTAMENTAIS: A compra de produtos e serviços geralmente requer algum nível de atividade física. Os custos dessas atividades são aumentados se os clientes tiverem de se deslocar por um longo caminho para ir ao shopping Center, estacionar em lugares afastados e caminhar grandes distâncias, andar por muitos corredores à procura de produtos e ficar de pé por longos períodos esperando para pagar pelas compras.
Os profissionais podem aumentar o valor para os clientes trabalhando em um, no outro ou em ambos os lados da