Custos na prestação de serviços
Autores:
1) Prof. Ms. Mauro F. Gallo
2) Prof. Paulo Z. Paschoal
País: BRASIL
UNIVERSIDADE: UNIFECAP – CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (São Paulo, SP)
Correio eletrônico: maurogallo@uol.com.br
Palavras chave: 1. custos 2. serviços 3. intangíveis
TEMA: COSTOS EN EMPRESAS DE SERVICIOS
RECURSOS AUDIOVISUALES: Datashow (multimídia/computador)
CUSTOS DE SERVIÇOS
Palavras chave: 1. custos 2. serviços 3. intangíveis
TEMA: COSTOS EN EMPRESAS DE SERVICIOS
RESUMO
Nos últimos anos tem havido um significativo crescimento das atividades empresariais no setor de prestação de serviços, com a conseqüente elevação do número de pessoas trabalhando em atividades nessa área.
Tal situação permite considerar que se aproxima rapidamente a “era de serviços”, tornando-se muito importante o correto conhecimento dos custos nessas atividades.
Na realidade, as atividades empresariais empreendidas pela sociedade sofreram modificações ao longo dos tempos, tendo passado pelas seguintes fases: atividades primárias (agricultura e agropecuária), atividades comerciais (exercício de comércio desde as expedições marítimas dos séculos XV ao XIX), atividades industriais (após a Revolução Industrial na Inglaterra), e na atualidade podemos falar na “era dos serviços”.
Os estudos da contabilidade gerencial com ênfase na área de custos ocorreram no auge da era industrial, razão pela qual ainda hoje existe um número muito menor de obras relacionadas a custos nas atividades de serviços.
No Brasil, até 1994, num contexto de inflação elevada pela qual passava a economia brasileira, a maior preocupação das empresas era com a especulação financeira, em que consideravam obter maiores ganhos do que com os custos dos produtos ou serviços produzidos. Essa é a razão pela qual muitos empresários não