custo de producao
Como se sabe, os insumos dizem respeito a tudo que entra na transformação do processo produtivo, tais como material secundário, matéria-prima, capital físico, mão-de-obra e alguns outros elementos que participam direta ou indiretamente da manufatura de um produto.
Como se vive num sistema de mercado oligopolístico, a competição é muita direta e forte, tendo em vista que existem os grandes, médios, pequenos e micros industriais que tentam sobreviver á guerra preço no conseguir sua participação no bolso do consumidor moderno.
Inegavelmente, os insumos podem assumir condições de material de inferior ou superior qualidade, ou podem até ser insumos que participam como paradoxo de giffen, cujo título só pertence normalmente aos bens de consumo tratados pela teoria do consumidor tradicional da microeconomia.
Com o mesmo raciocínio, quando se fala de insumos de inferior qualidade, está-se colocando o sinal na elasticidade renda do industrial ser negativa, que diz que quanto maior for o nível de renda da empresa menor será a utilização de tal insumo que vai ser utilizado na produção da empresa.
Já quanto aos insumos serem normais ou superiores dizem respeito a que a elasticidade renda seja positiva, isto significa dizer que a renda industrial ao se aumentar, tem o consumo cada vez maior de tais elementos imprescindíveis no surgimento da produção industrial.
Ao explicar melhor a utilização dos insumos na produção, que têm também as suas qualidades intrínsecas, ou seja, de fraca, boa ou de má qualidade.
Ordinariamente, o efeito-substituição de uma mudança de preço é suficientemente forte para compensar o