Custo alvenaria estrutural
É verdade que a engenharia tem se desenvolvido bastante desde a sua criação até os presentes dias. Não podemos afirmar que a engenharia apareceu repentinamente, isso seria uma afirmação contraditória. Na verdade ela sempre existiu e os mais primitivos dos homens já construíam suas casas para seus abrigos. Independente dos materiais que eram utilizados para construí-las, sempre foi necessário algum tipo de estudo para que elas pudessem ser formadas. O que aconteceu na realidade foi uma necessidade de mais segurança nessas construções, e é ai que aparece o estudo mais profundo sobre determinado processo, pelo qual se denominou Engenharia. Esse título ganhou forças, porque já não bastava somente um conhecimento empírico sobre como construir. As variadas formas que as construções vinham ganhando necessitavam de um aperfeiçoamento em estudos e pesquisas, o que levou a engenharia a tornar-se essencial.
Devido a essas exigências de aperfeiçoamento desenvolvido durante o decorrer do tempo como comentadas anteriormente, a engenharia através de estudos sempre está buscando alternativas construtivas, como é o caso da alvenaria estrutural que vem sendo utilizada por diversas empresas, pois diante de um mercado tão exigente e bastante competitivo esse método construtivo tem demonstrado significativas reduções no custo de materiais e mão-de-obra, além de direcionar soluções racionais para o desperdício e otimização na utilização de materiais sem interferir na qualidade da edificação.
Podemos observar que a construção civil se modificou por influência de uma série de fatores, fazendo com que no passar dos anos até os dias atuais houvesse aumento na competição das empresas e entrada de novos concorrentes. A eficiência no processo construtivo vem se tornando um objetivo a ser alcançado pelas empresas construtoras, a fim de garantir a sua lucratividade e, por conseguinte satisfazer o cliente e assegurar a