Curvas de nível
Curvas de nível (contornos topográficos)
Construção de perfis topográficos
Contornos estruturais
As linha obtida da forma mostrada acima são denominadas de contorno estrutural (strike line). Tem uma conotação semelhante à linha de nível para caracterização da topografia. No caso da strike line, porém, ela se refere à um horizonte estratigráfico ou estrutural e não topográfico
Calculo de atitudes planares
Para se determinar a atitude de uma feição estrutural planar em um mapa geológico parte-se, inicialmente, para a determinação de sua direção. Para tal, utiliza-se a definição de que a direção de um plano representa uma linha horizontal contida no plano considerado. Em um mapa geológico, para encontrar uma linha horizontal de uma superfície basta se encontrar dois pontos, pertencentes a essa superfície e que estejam sobre curvas de nível de mesmo valor.
Para se determinar o mergulho do plano no mapa, traça-se duas linhas de contorno estrutural para a mesma superfície e, geométrica ou graficamente, determina-se o mergulho ( ver a figura lo a seguir abaixo).
Onde: d = distância, na escala do mapa, equivalente a diferença de cota entre as duas linhas de contorno estrutural (intervalo dos contornos estruturais) e = menor distância entre as duas linhas de contorno estrutural; α = ângulo de inclinação (mergulho) da superfície
Exercicios:
Completar a construção dos contornos estruturais do mapa e calcular a atitude dos acamamentos.
Traçar os contornos estruturais do plano de falha apresentado no mapa e calcular a atitude do plano de falha
Corte geológico a partir do mapa
CALCULO DE PROFUNDIDADES E ESPESSURAS DAS CAMADAS
Muitas vezes o geólogo se depara com a necessidade de fazer cálculo de espessura e profundidades de determinadas feições geológicas, partindo de dados de afloramentos.
Espessuras de Camadas
Camadas horizontais lefttop Espessura = Cota do Topo