Curva de Transformação
Ou seja, se você tem 100 de “recursos” e dois produtos a serem feitos, você vai ter que escolher qual parte desses recursos vão para o produto A ou para o produto B.
A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
A produção faz-se a partir de recursos e fatores produtivos como terra (ou recursos naturais, os minérios, a água, a energia, etc.), trabalho (mão-de-obra), capital (como máquinas, fabricas, estradas, etc) e conhecimentos técnicos.
Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Mais comboios e menos automóveis, mais café e menos chá, etc.
Quando um ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.
Imagine uma sociedade que produz café, dado momento ela vê a necessidade de produzir arroz.
Utilizando os mesmos recursos, ou seja, a sociedade não fez nenhum tipo de investimento ou contratação de mão de obra, exatamente os mesmos recursos que ela utilizava na produção de café, ela utilizará na produção de arroz.
Como os recursos eram utilizados em sua máxima capacidade produtiva, então será necessário abrir mão da produção de café para produzir arroz. Vamos analisar a tabela de possibilidades de produção: