Metais
Product key: 001F1
Your serial number: 900-59277691
Product key: 001F1
10. TRANSFORMAÇÃO DE FASE EM METAIS
10.1 INTRODUÇÃO
Uma razão para a versatilidade dos materiais metálicos reside na ampla gama de propriedades mecânicas que eles possuem, as quais são possíveis de serem administradas de várias maneiras.
O desenvolvimento da microestrutura em ligas tanto monofásicas como bifásicas envolve normalmente algum tipo de transformação de fase uma alteração no número e/ou na natureza das fases. Uma vez que a maioria das transformações de fases não ocorre instantaneamente, são feitas considerações quanto à dependência do progresso da reação em função do tempo, ou a taxa de transformação. São introduzidos diagramas de fases modificados que permitem a determinação da microestrutura resultante de um tratamento térmico específico. Finalmente, são apresentados outros microconstituintes. além da perlita, e para cada um deles são discutidas as propriedades mecânicas.
TRANSFORMAÇÕES DE FASE
10.2 CONCEITO BÁSICO
Um grande número de transformações de fases é importante no processamento de materiais, e geralmente elas envolvem alguma alteração da microestrutura. Essas transformações são divididas em três classificações. O primeiro está às transformações simples que dependem de difusão, onde não existe qualquer alteração tanto no número como na composição das fases presentes.
No segundo tipo de transformação que depende da difusão, existe alguma alteração nas composições das fases e, frequentemente, também no número de fases que estão presentes normalmente, a microestrutura final consiste em duas fases.
No terceiro tipo de transformação se processa sem a ocorrência de difusão, onde tem lugar a produção de uma fase metaestável.
10.3 A CINÉTICA DE REAÇÕES NO ESTADO SÓLIDO
A maioria das transformações no estado sólido não ocorre instantaneamente, pois obstáculos impedem o curso da reação e a tornam dependente do tempo.
De um ponto de vista