CURVA DE TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS JUNTAMENTE COM PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS
CURVA DE TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS JUNTAMENTE COM PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 5
3. PARTE EXPERIMENTAL 6
3.1 material, metodos e reagentes. 6
3.2 METODOLOGIA 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
4.1 RESULTADOS DO EXPERIMENTO 1 8
4.2 RESULTADOS DO EXPERIMENTO 2 10
5. CONCLUSÃO 13
1. INTRODUÇÃO As proteínas, cujo nome significa “primeiro” ou “o mais importante” são as macromoléculas mais importantes das células e constituem mais da metade do peso seco de muitos organismos. Todas as proteínas são construídas com o mesmo conjunto de 20 aminoácidos, unidos covalentemente em sequencias características. Estes 20 tipos de aminoácidos podem efetuar variadas combinações e sequencias para obter peptídeos e proteínas com propriedades e atividades muito diferentes entre si. Todos os 20 aminoácidos encontrados em proteínas têm em comum um grupo carboxila e um grupo amino, ligados ao mesmo átomo de carbono, eles diferem um do outro por suas cadeias laterais, ou grupos R, as quais variam em estrutura, tamanho, carga elétrica e solubilidade em água.
A união de aminoácidos para formar uma molécula proteica se dá de tal modo que o grupo ácido de um aminoácido combina com o grupo básico do aminoácido adjacente, com a perda simultânea de uma molécula de água. A união grupo –NH CO- é conhecida como ligação peptídica ou ponte peptídica. Quando vários aminoácidos se unem, formam uma cadeia peptídica. A maioria das proteínas apresenta modificações físicas conhecidas como desnaturação. Esta pode ocorrer através de exposição da proteína ao calor, extremos de pH, metais pesados, solventes orgânicos, sais neutros, entre outros.
A capacidade dos sais neutros de influenciar a solubilidade das proteínas é quase uma função da força iônica. Em concentrações reduzidas, os sais aumentam a solubilidade de muitas proteínas, a isso denominamos