Curva De Laffer Tanzi Patinkin
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CAMPUS I - Km 171 - BR 285, Bairro São José, Caixa Postal 611
PABX (54) 3316-8240 / Fax (54) 3316-8236
CEP 99001-970 Passo Fundo/RS feac@upf.br - www.upf.br/feac
Curso: Economia
Disciplina: Economia do Setor Público
Professora: Ms. Nadia M. Bogoni
CURVA DE LAFFER= Desenvolvida pelo economista americano Arthur Laffer e diz que à medida que a alíquota de um imposto aumenta a arrecadação aumenta, porém a partir de um determinado nível a arrecadação começa a diminuir devido ao seu esgotamento com relação à contribuição, isto significa que os agentes econômicos começam a sonegar. Portanto, a partir de um dado valor da carga tributária aumentos de tributos levaria a redução na arrecadação de tributos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS: a)Com alíquota tributária nula, a receita com a arrecadação também é nula;
b)Com alíquota de 100%, a receita também é nula, pois ninguém irá trabalhar para que o governo se aproprie de toda a renda.
PORTANTO HÁ UM NÍVEL DE ALÍQUOTA QUE MAXIMIZA A RECEITA COM A ARRECADAÇÃO.
No eixo horizontal(x)= representa a carga de tributos e o eixo vertical ( Y) representa a arrecadação do governo. Observe que com alíquota zero, a arrecadação, naturalmente, é nula. À medida que a alíquota aumenta a arrecadação também aumenta até uma alíquota de 20%, por exemplo. A partir de uma alíquota de 20%, os aumentos das alíquotas levam a redução da arrecadação do Governo. Com alíquota de 100% a arrecadação torna-se zero.
A PARTIR DO PONTO DE MÁXIMO, NO “LADO ERRADO DA CURVA” – DIREITO – AUMENTOS NAS ALÍQUOTAS PRODUZEM UMA EVASÃO E/OU DESESTÍMULO ÀS ATIVIDADES FORMAIS QUE SUPERAM O AUMENTO DA ALÍQUOTA, GERANDO PERDA DE RECEITA.
EFEITO TANZI= Homenagem ao Econ. Oliveira Tanzi...Há um intervalo entre a ocorrência do fato gerador do tributo e o recolhimento do tributo ao Tesouro Nacional, por ex.: ajuste anual do IR. Caso ocorra a inflação neste intervalo, entre o fato gerador e