curva ccb
As bombas são máquinas operatrizes hidráulicas que fornecem energia ao líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro, recebem energia mecânica e a transformam em energia de pressão e cinética ou em ambas. Neste experimento determinamos as cargas entre a entrada e a saída da bomba para algumas vazões, efetuando com os dados obtidos a curva característica da Bomba, que serve para descrever as características operacionais de um bomba, e assim comparar o resultado com a curva característica da bomba fornecida pelo fabricante, permitindo relacionar pressão descarga (Hm, altura manométrica), capacidade, eficiência e potência. Desta forma, com auxilio das experiências em laboratório podemos relacionar teoria e com aula prática podendo assimilar melhor a teoria apresentada em sala de aula.
2Equipamentos e Teoria
O experimento foi realizado na bancada de teste hidráulica do Laboratório, com a bomba desligada7Conclusão
Analisamos que Bombas são projetadas para atender vazões e Hmanométricas previamente definidas. No entanto, elas podem atingir outros valores de vazões e de Hm, além dos pontos projetados. O conjunto dos pontos em que a bomba é capaz de atingir (operar) constitui a faixa de operação das bombas. Além da vazão e da Hm, buscamos analisar o sistema e obter nos ensaios das bombas o maior número de informações para concluirmos este relatório com os gráficos de avaliação.
Concluímos com este experimento a importância de analisarmos o sistema e o que ele nos oferece, pudemos retirar informações como as pressões e vazões, para que assim pudéssemos traçar a curva característica da bomba e comparar com as do fornecedor e constatar que nem sempre o que foi projetado consegue atingir todas as expectativas do sistema. No experimento a curva gerada teve os dados próximos ao oferecido pelo fabricante porém não tão próximos, por isso é de extrema importância o conhecimento desta analise para que possamos selecionar a bomba necessária para