Curva ABC
Com a globalização e a competitividade acirrada das organizações tende-se, a buscar alternativas e soluções relativas ao armazenamento tendo em vista maior agilidade no atendimento tanto do cliente quanto na produção.
Analisando os conceitos de armazenamento, será possível aos gestores de produção e armazenagem de materiais um maior controle, facilitando sua tomada de decisão em relação às formas de administrar este processo.
Como armazenamento é manter bens e materiais para suprir demandas futuras, é preciso que toda empresa tenha um estoque mínimo, e com menor tempo de armazenamento. Isto faz com que a empresa não imobilize capital e faça com que o estoque gire mais.
Sendo assim, este estoque tem a contribuição importante quanto à redução de custos, aproveitamento de espaço físico e conseqüente eliminação dos desperdícios, resultando em lucros, agilidade e melhor controle do processo como um todo.
A importância da gestão de estoques deve-se ao fato de que em um ambiente competitivo, as empresas devem manter um controle rigoroso e bem estruturado de seus estoques, o qual permita que a empresa mantenha um lote mínimo mas que atenda adequadamente seus clientes.
O conhecimento do processo de estoque traz vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, pois estruturado e controlado, garantirá a administração, reduzindo custos, facilitando a cadeia de suprimentos e maximizando os lucros através da movimentação interna dos materiais.
2. METODOLOGIA
3. RESUMO
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica deste projeto será conceituar os principais pontos a serem abordados neste tópico. Serão abordados os pontos de vistas de autores consagrados neste segmento, bem como a conclusões comparativas ao final de cada tópico, relacionando as mesmas às citadas pelos autores.
4.1 Estoques
Estoque é definido segundo SLACK et al. (1999, p. 278), "como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de