curutiba
Decreto institui Comissão Especial de Licitação do metrô de Curitiba
12/05/2014 17:11:00
A Comissão Especial de Licitação (CEL) do metrô de Curitiba já está constituída. Os nomes dos integrantes constam de decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet e publicado no Diário Oficial do Município. A comissão terá a missão de receber e examinar as propostas dos participantes da licitação, cujo edital será publicado nos próximos dias.
A CEL será presidida pelo economista Wilhelm Eduard Milward de Azevedo Meiners, assessor especial de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. Também foram indicados os quatro membros titulares, todos servidores de carreira da Prefeitura: Daniele Regina dos Santos, Rodrigo Binotto Grevetti, Elza Kazue Ishida e Maria Romana Macchioni. Os membros suplentes são Edson Leopoldo Seidel e Raul Bley Maia Filho. Também foi designada a servidora Silvana Beatriz Brito Nascimento como assessora técnica.
Após a publicação do edital, as empresas interessadas terão um prazo de 45 dias para a apresentarem a documentação para habilitação, que será analisada pela Comissão Especial de Licitação.
Após a habilitação, o vencedor será conhecido em um leilão viva-voz, a ser realizado nas dependências da bolsa de São Paulo, a BM&F Bovespa. A BM&F Bovespa também prestará assessoria à CEL no que diz respeito à parte financeira do edital.
O objetivo do Município ao contratar a BM&F Bovespa é garantir a máxima transparência e credibilidade do processo, que consistirá numa licitação internacional para definição da empresa responsável pela implantação do metrô e operação do sistema por 35 anos.
O projeto
O primeiro trecho da chamada Linha Azul do Metrô de Curitiba terá extensão de 17,6 quilômetros, entre o bairro CIC-Sul e o Terminal do Cabral. Nesse trecho – que deverá estar em operação em 2019 – serão implantadas 15 estações.