Filme matrix
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
CAMPUS DE ALTO ALEGRE
DISCIPLINA: HUMANIDADES
ALTO ALEGRE – RR
2012
PERLEN LEOCÁDIO DA SILVA
TEMA: RESUMO MATRIX
Trabalho individual apresentado como pré requisito para aprovação na disciplina de Humanidades da aluna do 1º semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Orientador: Moisés.
ALTO ALEGRE – RR
2012
O filme Matrix é um filme de ficção científica que tem como uma de suas características principais uma infindável sequencia de citações, em busca de enquadrar as questões suscitáveis pelo filme dentro de determinados questionamentos que a filosofia desenvolveu ao longo de sua história. O enquadre das questões abordadas pelo filme é associado e se expande através de referências, paradigmas e indagação, desenvolvidas por filósofos em determinada época, busca-se entrar em contato com a peculiaridade do mundo interno dos personagens e a dinâmica das situações que se expressam em determinadas posturas e comportamentos. O filme Matrix também envolve ação, atitude, decisões, que os personagens realizam, alberga uma quantidade grande de cenas com efeitos especiais, cenas de ação nunca antes realizadas num filme.
O trama do filme é muitas vezes confusa. A relação do personagem principal do filme (Neo) e Sócrates. Para que Filosofia? E a relação entre matrix e o mito da caverna de Platão.
Irwin lembra outro grande momento da filosofia grega: o mito platônico da caverna. A prisão para a mente, citada por Morpheus no diálogo com Neo, é a imagem do prisioneiro da caverna platônico. Tanto na Matrix como na caverna os prisioneiros não sabem que são prisioneiros e nem desconfiam que exista outra realidade além daquela em que vivem. Um dia, porém, um deles é libertados das correntes e levado ao mundo exterior, sob a luz do