Filme Matrix e Filosofia
Da mesma forma no filme Matrix quando Neo começa a descobrir sobre a verdadeira realidade e a Matrix.
Também como a filosofia Neo questiona-se sobre o mundo e os fatos, a ponto de inicio não saber o que é sonho e o que é real.
O protagonista do filme, o qual lutava mentalmente contra a Matrix um computador gigantesco que escravizava a inteligência humana para dominar o mundo, foi considerado pelo oráculo o escolhido para vencer a Matrix e salvar a humanidade assim como Sócrates que também é considerado pelo Oráculo o mais sábio entre todos os homens.
Sócrates auxiliando as mentes a libertar-se das aparências e buscar a verdade trava de certa maneira uma luta com a “Matrix” real. Uma cena interessante do filme é quando Neo é levado ao oráculo e quando chega presencia crianças entortando e desentortando colheres sem tocar nelas. A criança fala para Neo que “A colher não existe”, Neo se depara com uma contradição entre visão e realidade, pois o que ele vê não existe. Isso é uma referencia a Platão que dizia que nossos sentidos nos enganam e que a verdade está no mundo das idéias.
Outra cena interessante também é quando Neo Reponde para Morfeu que não acredita em destino por que prefere acreditar nas escolhas e a capacidade que elas tem de mudar o futuro.
Nosce Te Ipsum (Conhece-te a ti mesmo) mensagem escrita no portal de entrada do oráculo de Neo fica claro que o autor do filme está realmente buscando algo em Sócrates, pois essa expressão foi o marco de sua filosofia.
O filme como um todo é uma alegoria ao mito da caverna, pois mostra essa passagem da mito ou sombra da realidade para a indagação que aparece em várias cenas sobre o que é real.
Sócrates auxiliando as mentes a libertar-se das aparências e buscar a verdade trava de certa maneira uma luta com a “Matrix” real. Uma cena interessante do