Filosofia no Filme Matrix
Inicialização do tema: Breve resumo do filme
"Em um futuro próximo, Thomas Anderson, um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus e Trinity, Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade."
*Fazer breve associação a teoria da caverna de platão que vocês devem saber como é.
PRIMEIRA CENA: A escolha da pílula. (RELATIVISMO x REALISMO)
Morpheu - É o mundo, que você acredita ser real para que não perceba a verdade...
Neo - Que verdade?
Morpheu - Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo você nasceu em cativeiro, Nasceu em uma prisão que não pode ver, sentir ou tocar. Uma prisão, para sua mente
Morpheu - Lembre-se: Eu estou oferecendo a verdade, nada mais...
SEGUNDA CENA: DESPERTAR (REALISMO)
Neo – Por que meus olhos estão queimando?
Morpheu – Por que você nunca os usou de verdade.
TERCEIRA CENA – ABRIR OS OLHOS (RELATIVISMO)
Ao ver como era a “verdadeira realidade” a sua volta, Neo se assusta ao saber que tudo que ele viveu não era real. Morpheu o questiona sobre suas lembranças e sobre o que ele entende por “realidade” e ser o escolhido.
QUARTA CENA – NÃO EXISTE COLHER.
Menino: Não tente dobrar a colher. Não vai ser possível. Em vez disso,