Curso Superior De Direito
GABRIELLY LIMA CARDOSO, 201502357933
ANTONIA KATIANA RIBEIRO, 201502335191 RELIANE QUEIROZ SANCHES, 201502249405 ALESSANDRA BARBOSA DA SILVA, 2015020815135
SENTENÇA
Macapá-AP
2015
SENTENÇA RELACIONADA COM A TEORIA DE MICHEL FOUCAULT E TIRADENTES
A sentença aplicada pela Coroa Portuguesa a Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, era uma forma de amedrontar a população inconformada com o governo. Essa sentença foi baseada no método da Violência Simbólica.
Havia muitas revoltas na Colônia, eles estavam insatisfeitos com os impostos e com a exploração. O objetivo da Coroa Portuguesa era ritualizar a punição de Tiradentes por meio do suplicio, era fazer com que ninguém voltasse a se revoltar, ou seja, era impacta com o simbolismo de uma única entidade ou daquela única pessoa. Michel Foucault, analisa e discute uma profunda transformação quanto a forma de punição e condenação dos criminosos. Que era um espetáculo de execução pública de condenados a morte, que já foi a mesma condenação de Joaquim José da Silva Xavier.
Segundo o Foucault os corpos são de possível manipulação e de fácil adestramento. A sociedade fabrica corpos dóceis, capazes de desempenhar diversas atitudes. O modo de controle minucioso das operações de Corpos, uma relação de docilidade e de utilidade, é o que chamamos de disciplinas. Esse processo disciplina encontra-se hoje em prisões, hospitais e escolas. De acordo com Foucault, eles vivem em espécie de quadricular mento onde cada uma ser estaria em seu devido lugar para que se possa vigiar a cada instante e se impor a ordem para manter o controle.
Um dos maiores interesses de Foucault era a forma de controle exercido sobre as instituições sociais, ele tanto pesquisou que suas investigações históricas levaram abordagens inovadoras sobre o tema. Ele analisou os processos disciplinares adotados em Instituições sociais, como escolas, prisões, hospitais e hospícios e identificou