curso profissional
Sumario: leitura e analise do poema mar portugues e Quinto império.
Analise do poema monstrengo.
O poema monstrengo foi escrito por Fernando Pessoa tem como inspiração um Adamastor do os lusiadas.
O poema monstrengo simboliza a capacidade que o homem tem de superar o seu medo e vencer as forçar adiversas da natureza.
Na primeira estrofe os marinheiros são confrontados com um monstrengo voador que ameaça os portugueses devido a sua ousadia. O homem do lemem encontras se aterrorizado e responde a tremer.
Na segunda estrofe, o monstrego continua a interrogar os portugueses em tom ameaçador, realçando o facto dos portugueses terem sidos os primeiros a desvendar o seu mar. É significativo que o poeta use o numero 3,pois este numeor simbolicamente representa o DIVINO. O monstrengo roda 3 vezes a volta da nau em tom ameaçador e o homem do lemem tambem responde 3 vezes.
Na segunda estrofe o homem do lemem já parece dominar o seu medo porque 1º treme e só depois fala,
Na terceira estrofe revela se a luta que o homem do lemem trava se consigo proprio, pois se tem medo do monstrengo, porque é um homem, tem ao mesmo tempo vontade de vencer esse mesmo medo, porque considerar que ali ao leme não se reprentada a si proprio mas sim um povo que quer um mar do monstrengo. Na verdade o homem do lemem sente se atado ao leme pela ordens do Rei Dom Joao segundo.
Pag 100 do livro
Mar Portugues