Curso de qualificação profissional
PARA A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
ALUNO EMPRESA
ABCE - ABDIB - ABEMI - ABIMAQ - ABINEE - ABITAM - BNDES - CNI - IBP - ONIP - SINAVAL
PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural implementou, em 2006, o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) com o objetivo de qualificar pessoas para maximizar a participação da indústria nacional na implantação dos projetos do setor de Petróleo e Gás Natural. Já foram qualificados mais de 94 mil profissionais.
O PNQP possui duas rotas de qualificação: aluno público, que qualifica profissionais selecionados através de processo seletivo público; e aluno empresa, que foi estruturado com a motivação de incentivar a participação das empresas no processo de qualificação e aumentar a inserção dos profissionais qualificados no mercado de trabalho.
A rota aluno empresa contempla 2 modelos de execução, onde a demanda é indicada pelas empresas, podendo o aluno possuir vínculo empregatício ou não.
Vínculo empregatício inicial com a empresa
Inserção do aluno no curso
Fornecimento
de auxílio
Foco da qualificação
Ação pós-curso
Aluno Empresa Contratado
Aluno Empresa Recrutado
Sim
Não
Empresa indica seus funcionários
Empresa seleciona candidatos com o perfil profissional para os cursos
Responsabilidade da empresa
Bolsa-auxílio fornecida pelo Prominp aos alunos desempregados
Cursos avançados e alta especialização Cursos níveis básico e médio para profissionais sem ou com pouca experiência Elevação da categoria profissional e/ ou profissional requalificado
Meta de 60% dos alunos aprovados no curso a serem contratados pela empresa
Em ambos os modelos, o benefício para o empresário é que o custo com a qualificação de profissionais é dividido com o Prominp, ou seja, as empresas se comprometem a financiar 50% do valor do curso e o Programa