Curso prevenção drogas
1. Introdução
Não existem instituições escolares modelos. Cada instituição é única, em suas especificidades e particularidades. Assim como nós, cada ser é único e essa heterogeneidade que marca os seres humanos faz das instituições escolares lugares onde as diferenças são colocadas à prova, não para serem medidas, mas para serem respeitadas. Constituídas de alunos diferentes, localizadas em seus respectivos lugares, situadas em comunidades específicas, estão essas instituições encarregadas de “formar os seres humanos”.
O “nosso” colégio é único. Lindo, por sinal. Ele é único e lindo porque faz parte de nós. Passamos parte da nossa vida nele, crescemos junto com ele, sofremos com cada acontecimento ruim que emerge em seu meio e nos alegramos com todas as vitórias alcançadas.
Para caracterizá-lo buscamos um pouco da neutralidade científica e nos baseamos a dados pesquisados no SIGE (Sistema de Gestão Escolar), no PPP da instituição e em entrevistas abertas com alguns profissionais. Dados esses que foram sistematizados nos itens a seguir.
2. Os nossos educandos
Existem atualmente 678 alunos matriculados em nosso colégio: 63 na 1ª fase do ensino fundamental, 348 na 2ª fase do ensino fundamental e 267 no Ensino Médio. Como já se pode perceber pela escolaridade deles, a maioria se encontra na adolescência e a faixa etária predominante é de 12 a 14 anos.
Há mais alunas do que alunos. E essa distribuição não é muito equilibrada. O nível socioeconômico dos nossos alunos varia de médio a baixo e os aspectos socioculturais são característicos dessas classes sociais.
A maioria de nossos alunos reside na comunidade próxima à escola, mas temos alunos de várias comunidades vizinhas e até distantes.
Uma característica marcante do trabalho desenvolvido pelos profissionais do nosso colégio é que sempre nos preocupamos em conhecer as famílias de nossos alunos.