Curso Massagem
TERAPÊUTICA
PREVENTIVA
RELAXANTE
A PELE CLAMA PELO TOQUE
Sabemos que os sentimentos de amor têm consequências físicas
O contato físico transmite amor e pode desencadear alterações metabólicas e químicas no corpo, as quais auxiliam a cura. A estimulação tátil e as emoções podem controlar a endorfina, um hormônio natural que alivia a dor e assim proporciona uma sensação de bem-estar. O contato físico ou estimulação tátil, embora receba pouca atenção, comparado aos nossos outros sentidos e modos de expressão, ainda é nossa forma de comunicação mais básica, e nos subconscientemente, sabemos disso.
O contato físico é fundamental para o desenvolvimento do comportamento humano. Trata-se de uma necessidade básica que deve ser satisfeita para que o organismo sobreviva.
Nas condições de seres humanos, nossas necessidades básica incluem:
Comida
Água
Oxigênio
Repouso
Atividade
Sono
Eliminação (intestino e bexiga)
Proteção de perigo
Evitar a dor
Estimular a pele
Nossa pele produz sinais equivalentes a um grito por ajuda, a um apelo por atenção a um sofrimento intimo.
A PELE
Nosso principal objetivo com o estudo anatômico e fisiológico da pele é estar identificando sua estrutura e funções e melhor compreender o que de fato ocorre fisiológica e energeticamente quando se toca uma pessoa. Desta forma nossa pesquisa demonstrou que a estrutura da pele desenvolveu-se através de milhões de anos, adaptando-se necessidades internas e externas do ser.
A pele é um órgão dinâmico, que esta constantemente se renovando.
Função da Pele:
- proteção: constitui a barreira de proteção para as estruturas internas do organismo;
- proteção imunológica: a pele, devido aos seus componentes dérmicos, é um órgão de grande atividade imunológica;
- termorregulação: graças a sudorese, constrição e dilatação da rede vascular cutânea, a pele processa o controle homeostático