Técnicas de Massagem e seus efeitos
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho está fundamento em desenvolver temas correlatos a tratamentos realizados com técnicas de massagem, aglutinando os subtemas derivados do contexto a ser tratado como: drenagem linfática manual e a utilização de cosméticos nas disfunções estéticas envelhecimento e manchas adotados pelos profissionais e saúde e estética corporal de modo geral. Tem como objetivo específico, ampliar conhecimentos teóricos e no decorrer do curso transformá-los em prática com um profissionalismo consciente para poder realizar trabalhos que possam atender as necessidades individuais de cada paciente ou cliente. Este trabalho está organizado em três módulos sendo: Introdução onde está retratado os temas, objetivos e fonte de pesquisas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com os estudos tratados em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO:
A ciência pressupõe que a realização a prática da massagem seja tão antiga quanto à do homem. É fato afirmar que em algum momento de nossas vidas todos sofrem alguma lesão menor, dor ou desconforto. Quanto isto acontece, institivamente a nossa reação é a de friccionar ou segurar a área afetada para diminuir a dor. Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje.
A história relatada das culturas antigas praticava algum tipo de toque terapêutico. Tem se concluído que os métodos de tratamento usavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia. Estudos arqueológicos indicam que, já na Pré-História, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo, talvez com a utilização de plantas e ervas medicinais. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem. Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios, hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências