Curso LED Performance
LED: Conceitos e aplicações
Introdução
No final dos anos 90 os LEDs eram apenas uma promessa como tantas outras que surgiram ao longo do tempo no mercado de iluminação. Naquela época pouco se sabia e muito menos se falava sobre esses “novos” componentes. Hoje temos uma realidade bastante diferente. Além do interesse e da difusão do tema, vários fabricantes de produtos de iluminação já oferecem aos clientes diversas opções de produtos para praticamente qualquer aplicação, seja na área residencial, comercial, entretenimento, iluminação pública, monumentos, entre outros.
Uma realidade é a preocupação com a sustentabilidade e as questões ambientais.
Estamos passando por uma grande revolução tecnológica com a introdução dos LEDs e a eliminação das lâmpadas incandescentes de baixa eficiência, porém mais importante é a revolução da consciência, comportamento e postura.
Capítulo 1 – Introdução à Tecnologia
1.1 - Visão Geral
Os LEDs são reconhecidos como precursores de uma nova era tecnológica na área de Iluminação, graças a diversas vantagens que oferecem em relação as fontes de iluminação convencionais. Estes dispositivos representam uma ruptura na iluminação artificial tradicional, introduzindo novos paradigmas e possibilidades de iluminar.
Os diodos emissores de luz - dispositivos conhecidos pela abreviatura em língua inglesa LEDs
(Light Emiting Diodes) - são fontes luminosas para iluminação artificial. LEDs são semicondutores em estado sólido que convertem energia elétrica diretamente em luz.
Suas formas e tamanho reduzido permitem uma flexibilidade enorme para o design de luminárias e novos conceitos são introduzidos a cada dia.
Ao longo dos anos, várias empresas e profissionais de diversos países estudam meios alternativos de produção e utilização eficiente de energia elétrica. Atualmente as pesquisas buscam por fontes luminosas de baixo consumo, objetivando maior economia de energia. O estudo desta tecnologia e de sua aplicabilidade