curso interior
O projeto “A inclusão com cidadania de pessoas com Deficiência Auditiva” tem a finalidade de ser divulgado e trabalhado em órgãos públicos em diferentes municípios do estado do Pará, através de convênios com prefeituras municipais, objetivando promover o aperfeiçoamento sobre as noções básicas da língua brasileira de sinais (LIBRAS) na formação de educadores e demais funcionários das secretarias de governo.
A partir daí, conceituar inclusão como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se prepararem para assumir seus papéis na sociedade. Sassaki (1997, p. 41).
A inclusão, portanto é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios, mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, portanto das próprias pessoas com deficiência especial.
Assim, as pessoas com deficiências especiais devem encontrar, na sociedade, caminhos propícios pára o seu desenvolvimento através de sua educação e qualificação para o trabalho. Estando ele já inserido no processo, a sociedade se adapta as suas limitações, em relação a esta questão. Sassaki (1997, p. 42).
Então, a cidadania é composta pelos direitos civis, políticos e sociais, por isso, esta relacionada à inclusão das pessoas com deficiência auditiva que perpassa esses diretos dando condições de igualdade, liberdade e justiça, pela qual possa se reconhecer como pessoa a ter direitos e deveres existentes na sociedade brasileira.
2 JUSTIFICATIVA
Na atualidade na sociedade Brasileira ouve-se muito falar de inclusão, o que exige a necessidade da relação desta com o fator educação, e em se tratando de educação especial, que é direcionada as pessoas com necessidades especiais, esta apregoa um