Curso de pesquisa operacional
(Programação Linear) EPR05 – Pesquisa Operacional II
Prof. José Arnaldo Barra Montevechi
Escola Federal de Engenharia de Itajubá 2000
Curso de Pesquisa Operacional
2
1 - PESQUISA OPERACIONAL: HISTÓRIA E CONCEITOS
1.1 Introdução
O objetivo do curso é apresentar alguns MÉTODOS MATEMÁTICOS essenciais à Pesquisa Operacional (PO). Este capítulo pretende dar a origem e as idéias fundamentais da PO. Infelizmente, um curso introdutório de PO não pode responder completamente as perguntas:
a) O que deve (o aluno) aprender sobre PO se pretende ser um economista (dirigente, gerente, administrador) mais que um especialista? b) O que deve (o aluno) aprender sobre PO tendo em vista que deseja aplicá-la a problemas reais?
No contexto destas duas perguntas o objetivo principal do curso é:
1) Introduzir as idéias mais importantes em PO, as quais são fundamentais e permanentes. 2) Dar o curso em nível que o aluno possa entender e apreciar a força e as limitações inerentes a PO. 3) Preparar e motivar futuros especialistas em PO. 4) Apresentar e aplicar alguns métodos de PO (METODOLOGIA).
1.2 Notas Históricas
Desde o advento da primeira revolução industrial o mundo tem apresentado um notável desenvolvimento e crescimento em tamanho e complexidade de suas organizações. Os caminhos da PO podem ser traçados a muitas décadas atrás, quando foi aplicada a administração cientifica às organizações. Como a tendência natural é aumentar a complexidade e a especialização das organizações, torna-se mais e mais difícil alocar seus recursos disponíveis pelas suas várias atividades de maneira a obter a melhor eficiência para a organização. Entretanto, o termo PO é geralmente atribuído aos serviços militares durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939). Os dirigentes militares chamaram equipes de cientistas para estudar problemas estratégicos e táticos associados com a defesa aérea e terrestre do país. Seu objetivo era determinar a melhor utilização