Curso de direito
Direito
O Príncipe – Maquiavel
2012
Belém – PA
Faculdade Metropolitana da Amazônia
Direito
O Príncipe – Maquiavel
Trabalho equivalente a parte da nota da segunda avaliação bimestral da disciplina Filosofia do Direito.
Prof.: Nazaré Ferreira
Grupo: Adriely Lima
Daniel Saraty
Thais Milane
2012
Belém - Pa
Sumário
1. Introdução____________________________________________________________4
2. Apreciação da obra_____________________________________________________4
3. Apreciação do grupo____________________________________________________7
4. Conclusão__________________________________________________________________8
5. Bibliografia_________________________________________________________________9
1. Introdução
O Príncipe (Il Principe) foi escrito por Nicolau Maquiavel (Niccolò di Bernardo dei Machiavelli) em 1513, cuja primeira edição de 1532, veio somente após a sua morte em 1527. Maquiavel viveu em tempos em que, diversos acordos entre Estados e a Igreja eram formados e concomitantemente acordos do mesmo tipo estavam sendo rompidos por toda a Europa. Este cenário era resultado de um sistema absolutista em decadência, o qual, teve certa influencia sob o pensamento de Maquiavel.
Entre outras coisas, O Príncipe descreve maneiras de conquistar e manter sob controle os principados dominados e/ou sob controle. Há também instruções sobre negócios públicos internos e externos ao principado, assim como vários dizeres famosos como “é melhor ser temido do que amado” que serão abordados no decorrer da apreciação da obra.
2. Apreciação da Obra
Maquiavel relata haver relata ter três tipos de principados: os hereditários, ou seja, pelo sangue; os novos pela usurpação com uso da força ou pelo apelo popular da revolução que o colocou no poder e os mistos, havendo maneiras de como coloca-los seu comando sendo eles: pela conquista, por fortuna (sorte) ou por virtù, aonde virtù seria a