Curriculo
Os professores são transmissores e transformadores do conhecimento ao lado das instituições de ensino, as quais enfrentam inúmeros desafios referentes aos problemas de ensino/aprendizagem, ou seja, problemas relacionados com a metodologia pedagógica adotada. Ao se trabalhar com Educação Básica, verifica-se que a grande maioria dos educadores, muitas vezes não estão preparados para enfrentar os problemas metodológicos encontrados. Assim, se faz necessário reavaliar nossos conceitos e reaprender a aprender, para que os professores/educadores possam fundamentar suas práticas pedagógicas, visando ter maior consciência dos problemas enfrentados na educação, para obter melhor qualidade no ensino.
Esta pesquisa diz respeito aos entraves travados na Educação Brasileira quando se fala em Currículos Educacionais. Um tema de grande relevância para a política educacional, pois toda a educação brasileira está fundamentada nas suas diretrizes e encaminhamentos.
O presente estudo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, tentando contemplar de maneira satisfatória os assuntos propostos.
O interesse sobre o referido assunto partiu do momento em que surgiu a necessidade de questionar no ambiente de trabalho (escola), sobre as práticas adotadas, se estavam ou não de acordo com o currículo proposto, e por que a presença de grandes diferenças existentes entre os trabalhos dos diversos profissionais da educação, se as diretrizes são iguais para todos.
Sabe-se que a elaboração do currículo desde a sua concepção, de alguma maneira esteve ligado com as questões políticas, sociais, culturais de uma sociedade. Cita Sacristán, “o sistema educativo serve a certos interesses concretos e eles se refletem no currículo” (2000, p.17). Tanto que sempre que se faz necessário as mudanças ocorrem, pelos mais diversos motivos.
Um estudo como este, pode contribuir para a elucidação da importância de utilizar o currículo proposto de uma maneira sensível, sempre