curral eleitoral
A partir dos dados enviados à CPI pelo TRE do Rio de Janeiro, foi feito um levantamento dos votos por local.
Primeiramente, Zona Eleitoral é uma delimitação geográfica estadual que geralmente coincide com as divisões judiciárias ou as comarcas do estado. Dentro de cada zona estão seus respectivos locais de votação, ou endereços onde são colocadas as urnas, ou seções.
Para cada candidato analisado, foi considerado o total de votos válidos em cada local de votação nas eleições de 2004 e 2006 e quantos votantes lhe dedicaram seus votos. A relação desses números em termos percentuais representa a concentração de votos por local.
Aqueles locais nos quais os objetos de investigação da CPI apresentavam uma concentração igual ou superior a 15% foram apontados como tendo elevada concentração de votos. Se analisarmos o histórico eleitoral no país, observaremos que o padrão médio de concentração de votos por local de candidatos em eleições proporcionais varia em torno de 10% quando não há curral eleitoral. Por isso, estabelecemos como parâmetro a concentração de 15% dos votos nos locais de votação como marco definidor de um padrão muito elevado.
Analisando o perfil eleitoral dos candidatos focalizados pela CPI das milícias, concluímos que as votações de Nadinho de Rio das Pedras, Girão, Deco, Chiquinho Grandão, Geiso Turques e Marcão apresentam elevada concentração de votos o que indica a existência de currais eleitorais, seja por coação ou por clientelismo, em áreas identificadas pela CPI como dominadas por milícias.
Entende-se ser necessário que o Ministério Público Eleitoral investigue aqueles candidatos que apresentaram indícios de curral eleitoral. Da mesma forma, está sendo encaminhado ao TRE, com o fim de evitar formação de currais eleitorais por coação ou clientelismo, a urgência de ações preventivas enfáticas nas